Siga-nos

TV

Casos de assédio de Prior confirmam que BBB é, sim, reflexo da sociedade

A acusação de estupro contra Felipe Prior mostra que os reality shows são um reflexo do que vivemos e precisamos estar atentos a todos na sociedade atual.

Uma reportagem da revista ‘Marie Claire’ desta sexta-feira (3) divulgou relatos de três mulheres acusando o ex-BBB Felipe Prior de estupro em duas ocasiões, mais uma terceira tentativa em que a vítima conseguiu escapar. A matéria apresenta laudos médicos e depoimentos das vítimas. Horas depois, a Interfau soltou um comunicado em que confirma que Prior estava banido das competições entre as faculdades de Arquitetura e Urbanismo por acusações de assédio e crime sexual há dois anos, embora não tenha apresentado provas.

O caso rapidamente repercutiu nas redes sociais e na imprensa. Além das críticas acintosas, as pessoas também acusaram a Globo de não selecionar apropriadamente os participantes, vasculhando a vida pregressa. Não é o primeiro caso em que um funcionário — há um contrato entre as partes e um vínculo de trabalho — é envolvido em situação similar. Também no BBB 20, Petrix e Pyong tiveram atos de assédio e, em vez da eliminação, acabaram apenas advertidos. Ambos encararam forte rejeição do público e foram eliminados antes da metade do programa. Hadson, conhecido como Hadybala, foi denunciado por violência doméstica em 2018 e, mesmo assim, passou na seleção.

Casos semelhantes já ocorreram em edições passadas. Em 2016, Laércio causou choque ao afirmar na frente das câmeras que gostava de se relacionar com meninas mais novas — atualmente, ele está preso, condenado pelos crimes de estupro de vulnerável e armazenamento de material pornográfico envolvendo criança ou adolescente. Mas no ano passado, Vanderson foi retirado da casa e eliminado após ser acusado de agressão física e estupro por três mulheres, dentre elas uma ex-namorada. Neste caso, a justiça o inocentou por falta de provas.

Até por isso é necessária prudência antes da condenação imediata e aparentemente óbvia. Prior negou. A ele, é dada por lei a presunção de inocência.

O BBB sempre teve a intenção de ser um microcosmo da sociedade ao reunir pessoas de diferentes opiniões e criações convivendo dentro da mesma casa. A violência contra a mulher é uma realidade social diária no Brasil. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2018, foram 66 mil vítimas de estupro no Brasil, o maior índice desde que o estudo começou a ser feito. O país ainda registra 1 caso de agressão à mulher a cada 4 minutos.

Em uma mesma edição, o BBB reuniu quatro homens, todos brancos, ou com registro de assédio ou violência contra a mulher ou com atitudes correspondentes diante das câmeras. Ainda que tenham sido eliminados, o que tiveram, por enquanto, foi ampla publicidade com a exposição. Enquanto os números disparam fora do reality show, a seleção dos participantes tem de passar, obrigatoriamente, por uma devassa completa e crivo judicial. A sociedade que o programa sempre quis exibir está nua aos nossos olhos. A resposta é, invariavelmente, a mesma que se vê aqui fora.

As vítimas, ao contrário, são obrigadas à reclusão, ao silêncio e à dor. Enquanto os assediadores veem seus números aumentarem nas redes sociais e nas contas bancárias, elas viram meras estatísticas. O público deve abrir mão da torcida, ter consciência e insistir nas denúncias para que a Globo ou qualquer outro órgão competente faça algo mais contundente.

Nos Estados Unidos, um caso recente também chama atenção. Em ‘RuPaul’s Drag Race’, Joey Gugliemelli, conhecido como a drag queen Sherry Pie, uma das 13 participantes da atual temporada, foi acusado de assédio sexual e desclassificado antes mesmo do programa ir ao ar. Mas como o programa já havia sido gravado, uma mensagem era passada aos espectadores antes do início de cada episódio.

Em carta nas redes sociais, Joey pediu desculpas pelo caso. Ele se passava pela recrutadora Alisson Mossey para conseguir fotos e vídeos com conotações sexuais de atores, sob pretexto de testes para peças de teatro. A rapidez com que a produção do programa tomou sua decisão surpreendeu, mas mostrou que casos assim não devem ser tolerados. Também indicou que quando homens estão entre as vítimas, as chances de silenciamento são menores.

image
Sherry Pie: shantay, you WON’T stay (Foto: Divulgação)

O caso de Prior tende a ganhar ampla proporção tanto pela gravidade quanto pelo alcance que conseguiu no programa, a ponto de parar o país em sua eliminação na última terça-feira.

Pouco mais de dois dias depois de voltar à vida real, Felipe enfrenta um paredão muito mais difícil: a de mostrar quem realmente é e se o fez.

O jogo acabou. A verdade é outra. Não vale R$ 1,5 milhão. Vale a vida dele e de tantas mulheres.

Prior nega assédio e se diz inocente

À noite, Felipe desmentiu as acusações feitas pelas três mulheres. Em um vídeo de menos de 1 minuto, Prior se disse “bastante chateado” e que o caso está nas mãos dos advogados. Não houve comentário a respeito da expulsão da Interfau pela conduta similar às acusações que lhe são imputadas em edição dos jogos em 2018.

Acusação vira tema de destaque do JN

O ‘Jornal Nacional’ tratou o assunto como um dos principais da edição desta sexta-feira. Já na escalada — a exposição das manchetes —, “a chamada foi a de que “mulheres apresentam notícia crime contra o ex-integrante do BBB Felipe Prior por estupro”.

A reportagem durou 3 minutos e 20 segundos , o JN mencionou a matéria da ‘Marie Claire’ e mostrou o documento ao qual teve acesso sobre as acusações e o comunicado emitido pela Interfau. No fim, a apresentadora Renata Vasconcellos leu uma nota da emissora. “A Globo é veementemente contra qualquer tipo de violência, como se percebe diariamente em seus programas jornalísticos e mesmo nas obras do entretenimento, e entende que cabe às autoridades a apuração rigorosa de denúncias como estas”.

Na quinta-feira, a equipe do ‘Fantástico’ gravou uma matéria com o participante, portanto antes da divulgação das denúncias. A produção da revista televisiva ainda estuda como utilizar o material.

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Transmissões de clubes escancaram importância do jornalismo esportivo

Esportes

De Férias Com o Ex: Brasil – s06e04: Quebrando o padrãozinho

TV

De Férias Com o Ex: Brasil – s06e03: Finalmente, barraco

TV

RuPaul’s Drag Race faz sua 1ª coroação à distância por causa da pandemia

TV

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter