O ator Babu Santana foi o último eliminado do Big Brother Brasil 20, neste sábado (25), com 57,15% dos votos.
Babu entrou na turma dos famosos no programa, mas logo acabou ficando sem turma logo após a entrada de Daniel a Ivy da Csa de Vidro. Deixasse a coisa correr naturalmente e esperasse ser aceito pela turma que se autodenominou comunidade Hippie, seria eliminado rapidamente e cairia no esquecimento. Mas ele não deixou que os outros escrevessem sua história, arregaçou a manga e se tornou um dos jogadores mais queridos da edição.
Resolveu mesmo abraçar seus defeitos e ser justo. Esteve até o fim jogando com consciência e lealdade. O que pode ter custado caro pra ele em várias oportunidades. Brigou por feijão, por lavar a louça e pra deixar tudo limpo. Em uma casa cheia de jovens ricos, acostumados com vistas lindas e empregadas, foi tachado de chato e autoritário e, quando se defendia pra dizer que era da favela, era o vitimista.
No programa, ele ensinou y ensinou. Foram várias as oportunidades que o brother e as sisters tiveram de ouvir Babu falar sobre negritude, coletividade e de como o teatro salvou a sua vida e o livrou de uma masculinidade tóxica.
O Brasil, porém, prefere o ativismo de Twitter, o que cancela e julga em poucos minutos, do que o ativismo de verdade, que encara o mundo como é, dá o seu melhor e dialoga com o diferente.
