A indústria de jogos vive um momento de incerteza com a pandemia do coronavírus, mas os fãs continuam ansiosos pela nova geração de consoles. O que será do PS5 e do Xbox Series X? Neste caso, a Microsoft tem a resposta: nesta segunda-feira (16) a empresa revelou as especificações técnicas do Xbox Series, e destacou alguns recursos do sucessor do Xbox One.
O texto, no blog oficial da empresa (em inglês), dá foco a três características: potência, velocidade e compatibilidade. O console irá rodar não apenas jogos a 4K e 60 fps, como 120 fps será uma possibilidade para os jogos mais exigentes. E tudo isso virá num pacote compacto: com 151 mm x 151 mm x 301 mm, o console é maior que uma banana, e muito menor que uma geladeira.
O Xbox Series X será a definição de potência. O console irá rodar não apenas jogos em 4K e 60 fps, como a Microsoft confirmou que 120 fps será possível para os jogos mais exigentes. Para isso, o console contará com um novo processador da AMD: um 8x Zen 2 Cores a 3.8GHz.
E os recursos? Dois são destaque. Com o Quick Resume é possível navegar entre diferentes jogos, e retomar a jogatina em segundos, do ponto exato onde o jogador parou. O outro, é uma retrocompatibilidade ainda mais ampla. O Xbox Series X será capaz de rodar os jogos de Xbox One, Xbox 360, e do Xbox Original. Isso permitirá aos títulos mais antigos utilizar todo potencial do novo console.
O Xbox Series X será lançado no final deste ano, em data ainda não definida. Confira, a seguir, a lista de especificações:
- CPU: 8x Zen 2 Cores a 3.8GHz (3.6GHz com SMT)
- GPU: 12 TFLOPs, 52 CUs a 1.825GHz, RDNA 2 customizado
- Tamanho da matriz: 360.45mm2
- Processador: TSMC 7nm aprimorado
- Memória: 16GB GDDR6
- Largura de banda de memória (Bandwidth): 10GB a 560GB/s, 6GB a 336GB/s
- Memória interna: 1TB NVMe SSD customizado
- Velocidade da IO: 2.4GB/s (Raw), 4.8GB/s (Comprimida)
- Memória expansível: 1TB
- Armazenamento externo: USB 3.2 HDD Support
- Drive óptico: 4K UHD Blu-ray Drive
- Performance: 4K a 60 quadros por segundo- até 120fps
