Descoberta nova espécie de vírus em Belo Horizonte

Chamado de Yaravirus, micro-organismo vive em amebas da Lagoa da Pampulha

Novo vírus descoberto em BH
O novo micro-organismo descoberto na Lagoa da Pampulha, em BH, foi chamado de Yaravirus (Foto: J. Abrahão e B. La Scola/Ihu-Marseille/Microscopy Center UFMG/Divulgação)

Enquanto o mundo está em alerta para o surto de coronavírus na China, uma descoberta na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG) chamou a atenção em todo o país. Um grupo internacional de cientistas, liderados por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), descobriu uma nova espécie de vírus que afeta amebas.

O novo micro-organismo recebeu o nome de Yaravirus, em homenagem ao ser mitológico Iara, a “rainha das águas”, um dos principais seres da mitologia indígena tupi-guarani. Isso porque o organismo foi encontrado vivendo nas águas da Lagoa da Pampulha, um dos cartões postais de BH.

A descoberta foi publicada no dia 28 de janeiro no site científico bioRXiv e traz algo curioso: quando a equipe sequenciou o genoma do novo vírus que se instala na ameba da espécie Acanthamoeba spp., descobriu que nenhum de seus genes correspondia aos já conhecidos para esse tipo de organismo.

“Ao contrário do que é observado em outros vírus de ameba, o Yaravirus não é representado por uma partícula grande/gigante e um genoma complexo, mas sim carrega um número importante de genes não descritos anteriormente, incluindo um que codifica uma nova proteína principal do capsídeo [membrana que envolve os vírus]. As abordagens metagenômicas também testemunharam a raridade do Yaravirus no ambiente”, afirmam os cientistas no artigo recém publicado no bioRXiv.

1 Comment