Siga-nos

Saúde e Bem-Estar

Remédio contra influenza pode ajudar no combate da Covid-19

Teste clínico comprovou a eficácia do medicamento favipiravir contra o novo coronavírus

China diz ter conseguido combater o novo coronavírus com o remédio favipiravir, indicado no tratamento do influenza e da febre amarela
China diz ter conseguido combater o novo coronavírus com o remédio favipiravir, indicado no tratamento do influenza e da febre amarela (Foto: Pixabay)

A pandemia causada pelo novo coronavírus vem gerando muito medo na população, especialmente devido à ausência de um tratamento específico.

Porém, uma luz pode ter surgido no fim do túnel: a China concluiu um teste clínico do medicamento antiviral favipiravir, que demonstrou boa eficácia contra a Covid-19, doença pulmonar associada ao novo coronavírus.

A informação foi divulgada por Zhang Xinmin, diretor do Centro Nacional da China para o Desenvolvimento da Biotecnologia, citado pela agência de notícias chinesa Xinhua.

O favipiravir, remédio muito indicado no combate à gripe causada pelo vírus influenza, não mostrou reações adversas importantes no teste clínico, segundo Zhang, que participou de uma coletiva de imprensa.

Como mostra a Xinhua, o medicamento foi recomendado às equipes médicas da China e deve ser incluído no plano de diagnóstico e tratamento da Covid-19 o mais rápido possível.

Substância criada no Japão

Apesar de não ser muito conhecido, o favipiravir, também chamado T-705, é um medicamento antiviral desenvolvido pela Toyama Chemical do Japão, tendo sido aprovado para uso clínico em 2014.

A substância atua contra muitos vírus quer atingem o RNA (ácido ribonucleico, molécula essencial para nosso material genético).

Derivado de outros antivirais experimentais, o favipiravir é indicado no tratamento da gripe provocada pelo vírus influenza e em outras moléstias, incluindo as febres do Nilo Ocidental, amarela e aftosa.

O remédio japonês também possui bons resultados contra o arenavírus e o bunyavírus, que causam febre hemorrágica, e o alfavírus, responsável pela chikungunya.

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Bolsonaro, o covid-19 e a caixa de empatia

Política

Estamos na merda

Política

Quando voltarmos, não teremos mais Aldir Blanc. E o que mais?

Música

Avanço da covid-19 ameaça realização do carnaval de Salvador

Política

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter