A pandemia causada pelo novo coronavírus vem gerando muito medo na população, especialmente devido à ausência de um tratamento específico.
Porém, uma luz pode ter surgido no fim do túnel: a China concluiu um teste clínico do medicamento antiviral favipiravir, que demonstrou boa eficácia contra a Covid-19, doença pulmonar associada ao novo coronavírus.
A informação foi divulgada por Zhang Xinmin, diretor do Centro Nacional da China para o Desenvolvimento da Biotecnologia, citado pela agência de notícias chinesa Xinhua.
O favipiravir, remédio muito indicado no combate à gripe causada pelo vírus influenza, não mostrou reações adversas importantes no teste clínico, segundo Zhang, que participou de uma coletiva de imprensa.
Como mostra a Xinhua, o medicamento foi recomendado às equipes médicas da China e deve ser incluído no plano de diagnóstico e tratamento da Covid-19 o mais rápido possível.
Substância criada no Japão
Apesar de não ser muito conhecido, o favipiravir, também chamado T-705, é um medicamento antiviral desenvolvido pela Toyama Chemical do Japão, tendo sido aprovado para uso clínico em 2014.
A substância atua contra muitos vírus quer atingem o RNA (ácido ribonucleico, molécula essencial para nosso material genético).
Derivado de outros antivirais experimentais, o favipiravir é indicado no tratamento da gripe provocada pelo vírus influenza e em outras moléstias, incluindo as febres do Nilo Ocidental, amarela e aftosa.
O remédio japonês também possui bons resultados contra o arenavírus e o bunyavírus, que causam febre hemorrágica, e o alfavírus, responsável pela chikungunya.
