Diarreia e outros problemas gastrointestinais podem ser os primeiros sinais da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Essa informação consta de um estudo publicado no dia 20 de março no periódico científico The American Journal of Gastroenterology.
A pesquisa, conduzida por cientistas de várias universidades da China, analisou dados de 204 pacientes com coronavírus na província chinesa de Hubei, onde está localizada a cidade de Wuhan, epicentro do surto.
Dos 204 pacientes, 99 deles – cerca de 48,5% – chegaram ao centro de saúde “com um ou mais sintomas digestivos como principal queixa”, incluindo diarreia, vômito e dor abdominal, segundo informam os pesquisadores no artigo.
“Desses 99 pacientes, 92 desenvolveram sintomas respiratórios concomitantemente com problemas digestivos e sete apresentaram apenas sintomas gastrointestinais na ausência de sintomas respiratórios”, revelam os cientistas chineses.
Entre os 105 doentes que não apresentaram problemas digestivos, 85 tiveram apenas sintomas respiratórios e 20 não estavam com nenhuma queixa principal.
Problemas gastrointestinais agravados
Apesar de os sintomas digestivos poderem ser o primeiro sinal de doença, de acordo com o estudo, os pacientes que os relataram ficaram mais gravemente doentes do que aqueles que não o fizeram.
“Além disso, à medida que a gravidade da doença aumentava, os problemas gastrointestinais se tornavam mais pronunciados. Pacientes sem sintomas digestivos eram mais propensos a curar e receber alta”, afirmam os autores.
A pesquisa diz ainda que 60% dos doentes que não apresentaram problemas gastrointestinais se recuperaram mais rapidamente e receberam alta, em comparação com aproximadamente 34% daqueles com sintomas digestivos.
Característica da Covid-19
Os cientistas chineses lembram que ainda são necessários mais estudos para avaliar “a prevalência, incidência, preditores e resultados de sintomas digestivos na pandemia”.
“Enquanto isso, os médicos devem ter em mente que problemas gastrointestinais, como diarreia, podem ser uma característica da Covid-19, que surge antes dos sintomas respiratórios e, em raras ocasiões, são o único sintoma da doença”, alertam os pesquisadores no artigo recém-publicado.
As descobertas se deram depois que cientistas chineses descobriram em fevereiro que o novo vírus pode ser transmitido por meio do trato digestivo, especificamente por via fecal-oral, além de gotículas respiratórias.
Além disso, foram encontrados materiais genéticos do novo coronavírus em amostras de fezes de alguns pacientes.

Augusto Limeira
21/03/2020 at 14:51
Nossa, quem comer algo estragado ou tiver doença de Crohn está lascado