Siga-nos

Saúde e Bem-Estar

Perda de olfato e paladar também pode ser sinal da Covid-19

Entidades médicas do Reino Unido alertam que não sentir cheiro ou gosto é um sintoma comum em pacientes com o novo coronavírus

Pacientes com o novo coronavírus que não apresentem febre, tosse ou falta de ar podem ter perda de olfato ou paladar
Pacientes com o novo coronavírus que não apresentem febre, tosse ou falta de ar podem ter perda de olfato ou paladar (Foto: Pexels)

Um documento divulgado no dia 23 de março, pela Sociedade Britânica de Rinologia e pela ENT, entidade que representa os otorrinolaringologistas do Reino Unido, aponta que a perda de olfato ou de paladar pode ser um sinal precoce da Covid-19, doença pulmonar causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a carta aberta, esse sintoma pode até servir como uma ferramenta útil para detectar pacientes considerados assintomáticos, por não apresentarem sinais como febre, tosse e falta de ar.

Os especialistas afirmam que há “evidências” em países como Coreia do Sul, China, Irã, França e Itália, que associam a perda ou o comprometimento do olfato em pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Sintoma comum

Normalmente, uma infecção viral que afeta as vias respiratórias pode causar perda de olfato, já que a inflamação costuma interferir no fluxo de ar e na capacidade de detectar odores.

O paladar e o olfato costumam retornar quando a infecção é curada, mas em alguns casos, a perda da capacidade de sentir cheiro pode persistir após outros sintomas desaparecerem. Raramente causa dano permanente.

Na Coreia do Sul, cerca de 30% das pessoas que estavam com o vírus citaram a perda do olfato como principal queixa, segundo o documento recém-divulgado.

“Qualquer coisa que possamos fazer para atrasar a disseminação é absolutamente vital”, comenta Claire Hopkins, presidente da Sociedade Britânica de Rinologia, citada pela emissora estatal alemã Deutsche Welle.

Cerca de 40% dos casos de perda repentina de paladar em adultos são causados por uma anosmia (perda de olfato) pós-viral, segundo a especialista.

Claire lembra que outros tipos de coronavírus possivelmente são responsáveis por mais de 15% desses casos.

“Começamos a perceber um aumento de pacientes jovens e sem sintomas, mas que apresentavam perda de paladar. Nove em cada 20 pacientes que atendemos na semana passada tinham perdido a habilidade de sentir sabores. Isso é extremamente raro”, diz a especialista na carta aberta.

Abaixo, um vídeo do canal do oncologista Drauzio Varella no YouTube com esclarecimentos sobre a Covid-19:

Repercussão do documento

Conforme a Deutsche Welle, a Academia Americana de Otorrinolaringologia também emitiu um documento afirmando haver acumulado evidências de casos no mundo todo em que o novo coronavírus pode causar não apenas perda de olfato, mas também uma diminuição do paladar.

A entidade argumenta que o aparecimento desses sintomas sem outra explicação deve alertar os médicos para a possibilidade de uma infecção pelo novo vírus.

Em coletiva de imprensa na segunda (23), Maria Van Kerkhove, especialista em surtos da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que o órgão está analisando a questão, para saber se a perda de olfato ou paladar é realmente uma característica da Covid-19.

Em muitos países, a falta de testes para o novo coronavírus faz com que, geralmente, apenas as pessoas com sintomas mais severos sejam diagnosticadas com a doença. Entretanto, nas redes sociais, vários pacientes famosos ou pacientes com casos mais leves relataram perda de olfato.

(com emissora Deutsche Welle)

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Street Food América Latina ‘dá gatilho’ e escancara a nossa saudade da rua

Séries

Tudo que perdemos

TV

Salgadinho resgata sucessos em live nesta sexta-feira. E já arrecada 5 toneladas de alimentos

Música

Como o empreendedorismo de palco misturou meritocracia e autoritarismo ‘good vibes’

Sociedade

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter