Siga-nos

Saúde e Bem-Estar

Ômega-3 não ajuda o coração nem previne câncer, segundo estudos

Cientistas britânicos descobriram que pessoas normais não precisam tomar suplemento de óleo de peixe para evitar doenças cardíacas ou câncer

Estudos não encontram relação entre o consumo de ômega-3 e a prevenção de câncer e doenças cardiovasculares
Dois estudos britânicos não encontram relação entre o consumo de ômega-3 e a prevenção de câncer e doenças cardiovasculares (Foto: Pixabay)

Ingerir cápsulas de ômega-3 diariamente pode prevenir doenças do coração e até câncer? Segundo dois estudos recentes, o consumo desse ácido graxo confere pouco ou nenhum benefício protetor contra problemas cardiovasculares ou tumores.

Os cientistas se basearam em evidências anteriores que sugeriam que os suplementos de óleo de peixe são inúteis quando usados por pessoas saudáveis.

Os dois estudos foram realizados pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As análises

A primeira pesquisa atualiza uma metanálise publicada em 2018, expandindo o conjunto de dados para incluir 86 ensaios clínicos randomizados, realizados com mais de 160 mil voluntários, investigando a relação entre o ômega-3 e as doenças do coração.

Os resultados, publicados no dia 29 de fevereiro na biblioteca digital Cochrane Database of Systematic Reviews, confirmaram as descobertas de 2018: suplementos de ômega-3 têm “pouco ou nenhum efeito sobre mortes e eventos cardiovasculares”.

A revisão sugere ainda que a ingestão de óleo de peixe tem pouco ou nenhum efeito sobre acidente vascular cerebral (AVC), morte cardiovascular ou irregularidades cardíacas. Ainda assim, os cientistas identificaram uma redução muito pequena no risco de morte coronariana.

Abaixo, um vídeo do canal do médico Drauzio Varella, no YouTube, sobre suplementação alimentar:

Ômega-3 x Câncer

O segundo estudo, publicado no dia 29 de fevereiro no periódico científico British Journal of Cancer, examinou a relação entre os suplementos de ômega-3 e o risco de surgimento de algum tumor.

A análise incluiu 47 ensaios clínicos randomizados, com mais de 100 mil participantes. Em geral, conforme os pesquisadores, o ácido graxo teve pouco ou nenhum efeito no diagnóstico ou morte relacionada ao câncer.

“As revisões sistemáticas incluíram informações de milhares de pessoas por longos períodos. Esta grande quantidade de informações esclareceu que, se tomarmos suplementos de ômega-3 por vários anos, podemos reduzir um pouco o risco de doença cardíaca. Os efeitos gerais sobre a saúde são mínimos”, afirma a pesquisadora Lee Hooper, principal autora do segundo estudo, no artigo recém-publicado.

Ruim para a próstata

De acordo com as análises, houve um ligeiro aumento no risco de câncer de próstata associado à suplementação com ômega-3.

Essa observação não é nova e tem sido alvo de debate nos últimos anos devido a várias pesquisas que chegaram a conclusões inconsistentes sobre a relação entre os níveis aumentados de ômega-3 e o maior risco de câncer de próstata.

Lee Hooper sugere que qualquer pequeno aumento potencial no risco de câncer de próstata a partir da ingestão desse ácido graxo provavelmente seria compensado por uma pequena diminuição no risco de doença cardiovascular.

Além disso, ela lembra que a suplementação com ômega-3 simplesmente adiciona gordura de peixe à dieta, sendo que o correto é manter uma alimentação saudável e equilibrada, em vez de ingerir suplementos.

“O peixe rico em gordura é um alimento muito nutritivo como parte de uma dieta balanceada, rica em proteínas e energia, além de micronutrientes importantes, como selênio, iodo, vitamina D e cálcio, sendo mais que uma fonte de ômega-3. Mas descobrimos que não há evidência suficiente de prevenção ou tratamento do câncer em pessoas que tomam ômega-3”, comenta a pesquisadora britânica no artigo.

Assine nossa newsletter

2 Comentários

2 Comments

  1. Antônio Macedo

    03/03/2020 at 12:14

    Igual alguns suplementos que viraram moda e não fazem nada!

  2. Rafael Menezes

    03/03/2020 at 12:16

    Tomar suplemento à toa é demais mesmo 😛

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Pesquisa que coloca Boulos em terceiro lugar na corrida pela prefeitura de São Paulo não tem registro no TRE

Política

Estudo publicado em março aponta sintomas gastrointestinais como os primeiros a aparecer em pacientes com a Covid-19 Estudo publicado em março aponta sintomas gastrointestinais como os primeiros a aparecer em pacientes com a Covid-19

Problemas gastrointestinais podem ser primeiro sinal da Covid-19

Saúde e Bem-Estar

Ir para a academia antes do café da manhã faz bem se o treino for de 60 minutos em intensidade moderada Ir para a academia antes do café da manhã faz bem se o treino for de 60 minutos em intensidade moderada

Exercício físico antes do café da manhã faz bem?

Saúde e Bem-Estar

Não tome o anti-inflamatório ibuprofeno sem recomendação médica, já que ele pode causar efeitos colaterais Não tome o anti-inflamatório ibuprofeno sem recomendação médica, já que ele pode causar efeitos colaterais

Ibuprofeno pode causar danos no fígado, aponta pesquisa

Saúde e Bem-Estar

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter