Siga-nos

Saúde e Bem-Estar

Lavar frutas, legumes e verduras com água e sabão elimina o coronavírus?

Especialistas falam sobre a correta higienização dos vegetais durante a pandemia da Covid-19

Água corrente é a melhor forma de limpar frutas, verduras e legumes, de acordo com cientistas
Água corrente é a melhor forma de limpar frutas, verduras e legumes, de acordo com cientistas (Foto: Pixabay)

Um dos boatos que vem espalhando na internet, especialmente nas redes sociais, diz respeito à suposta necessidade de lavar frutas, legumes e verduras adquiridos nesta época de contaminação pelo novo coronavírus.

Porém, especialistas alertam que não é uma boa ideia lavar frutas e vegetais com água e sabão ou detergente, mesmo durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo SARS-CoV-2 (novo coronavírus).

“Sabemos há 60 anos que existem problemas de toxicidade na ingestão de detergentes domésticos. Isso pode levar a náuseas e dor de estômago. Não é um elemento que nosso estômago está pronto para lidar”, afirma o pesquisador Benjamin Chapman, especialista em segurança alimentar da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em entrevista ao portal científico Live Science.

Em vez disso, as pessoas devem lavar os produtos apenas com água corrente, da torneira.

Embalagens são transmissores em potencial?

Um estudo publicado em março no periódico científico New England Journal of Medicine sugere que o SARS-CoV-2 pode permanecer no papelão por 24 horas e na superfície de plásticos e aços inoxidáveis por 72 horas, embora a concentração geral caia significativamente com o tempo.

A prática de colocar os produtos “em quarentena” e higienizá-los antes de levar para a geladeira ou para a despensa não é necessária, segundo Chapman.

“Não há evidências de que alimentos ou embalagens sejam veículos de transmissão do novo coronavírus”, afirma o cientista, citado pelo Live Science.

A melhor forma de lidar com os mantimentos recém-adquiridos é guardá-los e depois lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel 70%, de acordo com Benjamin Chapman.

Na verdade, a limpeza das mãos é fundamental, especialmente depois de voltar da rua. Essa higiene deve ser feita também antes de preparar as refeições e antes de comer.

“A higienização das mãos sempre foi um bom conselho. E também será um bom conselho depois da pandemia”, afirma o pesquisador americano Donald Schaffner, especialista em ciência de alimentos da Universidade Rutgers, de Nova Jersey, citado pelo portal científico.

Ele diz entender que as pessoas estão preocupadas com as embalagens que podem abrigar o vírus, mas lembra que provavelmente não afetou a comida. “E mesmo que esteja no alimento, não vai deixar você doente ao comê-lo”, completa Schaffner.

Isso porque o coronavírus não sobrevive à acidez do nosso estômago.

Lavagem de frutas, legumes e verduras

Algumas pessoas estão deixando frutas, verduras e legumes imersos em soluções com sabão antes de lavá-los com detergente.

Essa prática pode levar a problemas de saúde, como irritação gastrointestinal leve com náusea, vômito, diarreia e dor abdominal.

O problema, segundo Benjamin Chapman revela ao Live Science, é que os vegetais são porosos e podem absorver o sabão.

O especialista alerta ainda para outros métodos sem comprovação, como o uso de uma solução diluída de água sanitária, suco de limão ou vinagre para lavar os produtos durante a pandemia de Covid-19.

“A ingestão de água sanitária é perigosa”, diz Chapman.

Ao enxaguar frutas e legumes frescos com água corrente, é possível remover de 90 a 99% dos micro-organismos presentes em suas superfícies, de acordo com o cientista americano.

“O maior risco de contrair coronavírus está ligado ao tempo que você gasta no supermercado perto de pessoas que têm o vírus e apresentam sintomas ou que são assintomáticas”, comenta Donald Schaffner ao portal científico.

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Street Food América Latina ‘dá gatilho’ e escancara a nossa saudade da rua

Séries

Tudo que perdemos

TV

Salgadinho resgata sucessos em live nesta sexta-feira. E já arrecada 5 toneladas de alimentos

Música

Como o empreendedorismo de palco misturou meritocracia e autoritarismo ‘good vibes’

Sociedade

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter