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Jejum intermitente não é mais eficaz que dieta comum

Estudo mostra que a prática do jejum equivale a uma dieta de restrição de calorias

Jejum intermitente é tão eficaz quanto dieta comum
Apesar de ser 'moda', jejum intermitente tem tanta eficácia quanto uma dieta comum de restrição de calorias (foto: Pixabay)

A prática do jejum intermitente, ou seja, ficar longos períodos sem ingerir alimentos, vem se tornando uma prática comum para pessoas que querem perder peso.

O fundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey, é um exemplo do quão extremo pode ser essa prática: ele come uma vez por dia, entre 18h30 e 20h30, e fica em jejum durante o final de semana.

O ato de ‘pular’ uma refeição vem sendo valorizado por inúmeros especialistas e publicações, que associam essa dieta a uma “recarga de energia”, “otimização do peso” e até como ativadora das células-tronco.

Um exemplo bem conhecido do jejum intermitente é o 5:2, no qual a pessoa pode comer sem restrições durante cinco dias da semana e precisa limitar a ingestão de calorias nos outros dois dias – no máximo 500 kcal diárias.

A intenção desse tipo de dieta é dar ao corpo tempo suficiente para reduzir o nível de insulina entre as refeições, permitindo às células adiposas liberarem o açúcar armazenado para ser utilizado como energia.

Confira, abaixo, uma matéria do programa Hoje em Dia, da Rede Record, sobre o jejum intermitente:

Tão eficaz quanto outras dietas

Um estudo publicado no periódico científico The American Journal of Clinical Nutrition, no final de 2018, concluiu que o jejum intermitente não é mais eficaz para a perda de peso ou a melhora dos níveis de insulina do que uma dieta convencional de redução de calorias.

A pesquisa foi realizada durante um período de 50 semanas, comparando a dieta 5:2 com outra de redução contínua das calorias em até 20%, além de um terceiro grupo que não modificou a rotina alimentar.

Os pesquisadores concluíram que tanto o jejum intermitente quanto a redução calórica ocasionaram em perda de peso e gordura, em comparação com o grupo de controle. Alguns indicadores de saúde, como níveis de insulina e de lipídios, também melhoraram. Os resultados foram quase idênticos nas duas dietas.

“Não encontramos prova alguma de um efeito maior ou de maiores benefícios do jejum intermitente. Foi igualmente eficaz, se comparado a uma dieta tradicional moderada de redução de calorias”, afirma o epidemiologista nutricional Tilman Kühn, do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer, principal autor do estudo, em entrevista à emissora estatal alemã Deutsche Welle.

Kühn ressalta que “jamais confiaria em apenas um estudo”. Porém duas outras pesquisas comparativas de cerca de um ano de duração, realizadas na Noruega e na Austrália, na mesma época, igualmente chegaram a conclusão de que o jejum intermitente 5:2 não é mais eficaz do que a dieta de redução calórica.

(com Deutsche Welle)

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