Siga-nos

Saúde e Bem-Estar

Ibuprofeno pode causar danos no fígado, aponta pesquisa

Estudo realizado nos EUA descobre que esse anti-inflamatório é capaz de gerar problemas hepáticos em cobaias

Não tome o anti-inflamatório ibuprofeno sem recomendação médica, já que ele pode causar efeitos colaterais
Não tome o anti-inflamatório ibuprofeno sem recomendação médica, já que ele pode causar efeitos colaterais (Foto: Pixabay)

Quando a garganta está doendo, como resultado de resfriados, gripes e até do novo coronavírus, é normal apelar para um medicamento anti-inflamatório, incluindo o ibuprofeno, que é conhecido pelas marcas Advil e Alivium.

Vendido livremente nas farmácias, esse tipo de anti-inflamatório não esteroide pode gerar efeitos colaterais, inclusive problema no fígado, mesmo que raramente.

Um estudo publicado no final de fevereiro no periódico científico Scientific Reports descobriu que o ibuprofeno pode causar grave dano hepático em ratos.

“O fígado desempenha um papel fundamental no metabolismo energético e é essencial para a homeostase do corpo inteiro [a estabilização das funções corporais] por meio da regulação do metabolismo da glicose, dos lipídios e dos aminoácidos”, explicam os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, no artigo recém-publicado.

Como o fígado é uma central de processamento de tudo que ingerimos, incluindo os medicamentos, algumas substâncias podem gerar efeitos indesejados no órgão.

Metodologia do estudo

Para determinar a verdadeira capacidade do ibuprofeno de causar problemas hepáticos, os cientistas americanos administraram quantidades moderadas do anti-inflamatório aos ratos durante uma semana.

A dosagem de ibuprofeno foi equivalente à recomendada para humanos adultos, ou seja, cerca de 486 mg por dia.

No final da semana, os pesquisadores avaliaram as células hepáticas das cobaias por meio da espectrometria de massa avançada – técnica que permite estabelecer a proporção e o tipo de produto químico presente em determinada amostra.

“Descobrimos que o ibuprofeno causou muito mais alterações na expressão de proteínas no fígado do que esperávamos”, afirma o pesquisador Aldrin Gomes, da Universidade da Califórnia, citado pelo portal americano Medical News Today.

Efeito diferente em machos e fêmeas

As mudanças verificadas no fígado se diferenciaram dependendo do sexo dos ratos.

Nas células hepáticas dos machos, os cientistas observaram alterações em pelo menos 34 vias metabólicas, incluindo as que ajudam a regular alguns componentes essenciais da saúde: aminoácidos, hormônios, vitaminas e a liberação de oxigênio reativo e peróxido de hidrogênio (água oxigenada) nas células.

Quando mal regulado, o peróxido de hidrogênio pode danificar proteínas e aplicar estresse às células do fígado, afetando a saúde do órgão, explicam os pesquisadores no artigo da Scientific Reports.

Ao mesmo tempo, nas cobaias fêmeas, o ibuprofeno aumentou a atividade de alguns citocromos P450s, uma classe de enzimas que contribui para a quebra de medicamentos.

“As observações sobre o citocromo P450 podem significar que outros remédios tomados junto com o ibuprofeno podem permanecer no corpo por mais tempo nos homens, e isso nunca foi demonstrado antes”, comenta Aldrin Gomes.

Consumo orientado

Com base nas descobertas, os pesquisadores recomendam que as pessoas usem ibuprofeno com cautela e sob orientação médica, tomando cuidado para não ingerir mais do que a dose recomendada.

Além disso, alertam que é melhor deixar de usar esse anti-inflamatório se os sintomas forem leves.

“Nenhuma droga é perfeita, pois todas têm efeitos colaterais. No entanto, muitos medicamentos comumente usados, como o ibuprofeno, estão sendo ingeridos em excesso e não devem ser usados em certas condições, como dores leves”, diz o cientista americano, citado pelo Medical News Today.

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Pesquisa que coloca Boulos em terceiro lugar na corrida pela prefeitura de São Paulo não tem registro no TRE

Política

Marcão Marcão

Jornalista sugere campo de concentração para infectados pelo coronavírus. SBT acerta e o suspende

TV

O que a pandemia do novo coronavírus pode significar pra direita brasileira?

Política

Nikon libera videoaulas de fotografia grátis em abril

Digital

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter