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Exercício físico antes do café da manhã faz bem?

Estudo britânico aponta melhoria na liberação de insulina em homens que se exercitaram em jejum pela manhã

Ir para a academia antes do café da manhã faz bem se o treino for de 60 minutos em intensidade moderada
Ir para a academia antes do café da manhã faz bem se o treino for de 60 minutos em intensidade moderada (Foto: Pixabay)

Acordar, aprontar e ir para a academia, em jejum. Essa rotina é comum para várias pessoas. Mas será que fazer exercícios de barriga vazia pode trazer malefícios para a saúde?

De acordo com um estudo publicado na edição de março do periódico científico Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, o jejum que antecede a prática de atividade física pode ajudar no metabolismo dos lipídios (gordura) e na liberação de insulina.

A pesquisa, realizada pelas universidades de Bath e Birmingham, ambas do Reino Unido, durou seis semanas e contou com a participação de 30 voluntários (obesos ou com sobrepeso), que foram divididos em três grupos: o primeiro tomou café da manhã antes dos exercícios físicos; o segundo comeu após as atividades; e o terceiro, de controle, não alterou o estilo de vida.

Perda de peso

Os cientistas descobriram que o metabolismo de lipídios dos voluntários durante o período de teste não estava ligada à ingestão de café da manhã antes ou depois dos exercícios.

Apesar de muita gente achar que as atividades feitas em jejum ajudariam a queimar mais gordura do corpo, os pesquisadores perceberam que exercitar após o café da manhã ajuda a perder a mesma quantidade de peso que os praticantes que postergaram a refeição.

Claro que o grupo que não mudou o estilo de vida não apresentou mudança no peso.

Exercícios físicos em jejum

“O grupo que se exercitou antes do café da manhã aumentou a capacidade de responder à insulina, o que é curioso, já que os dois grupos perderam uma quantidade semelhante de peso, e ambos ganharam uma quantidade semelhante de condicionamento físico. A única diferença foi o momento da ingestão de alimentos”, afirma o pesquisador Javier T. Gonzalez, da Universidade de Bath, no artigo recém-publicado.

Alterar o momento em que você come em relação ao exercício pode trazer mudanças profundas e positivas à saúde, de acordo com os cientistas britânicos.

“Descobrimos que os homens do estudo que se exercitaram antes do café da manhã queimaram o dobro da quantidade de gordura do que o grupo que se exercitou depois. É importante ressaltar que, embora isso não tenha efeito na perda de peso, melhorou drasticamente a saúde geral”, comenta Gonzales.

Outro ponto chama a atenção: após as seis semanas, o grupo que se exercitava depois do café da manhã não apresentou melhoria no uso da insulina em relação ao grupo de controle, que não fez nenhuma intervenção no estilo de vida.

Vale a pena se exercitar antes do café da manhã?

Apesar dos resultados apresentados pelo estudo britânico, a prática de atividade física antes do café da manhã não é necessária para todo o público e nunca deve ser feita todos os dias.

Os cientistas dizem que para diabéticos, exercitar em jejum pode ser uma boa estratégia, mas deve ser discutida com o médico.

A recomendação dos especialistas é que sejam realizados 60 minutos de atividade de intensidade moderada.

Não saia de casa todos os dias com o estômago vazio para um treino pesado de 90 minutos.

“Nosso trabalho sugere que a realização de exercícios em jejum durante a noite pode aumentar os benefícios para a saúde dos indivíduos, sem alterar a intensidade, duração ou percepção do esforço realizado”, afirma o pesquisador Gareth Wallis, da Universidade de Barth, co-autor do estudo.

Ele lembra que, agora, é preciso explorar os efeitos a longo prazo desse tipo de estratégia. “E se as mulheres se beneficiam da mesma maneira que os homens”, completa o britânico.

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