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Está comprovado: meditação transcendental faz bem para o cérebro

Estudo italiano descobre efeitos positivos desse tipo de meditação na redução do estresse, da ansiedade e da depressão

Qualquer pessoa pode realizar a meditação transcendental, que demanda apenas 20 minutos diários dos praticantes
Qualquer pessoa pode realizar a meditação transcendental, que demanda apenas 20 minutos diários dos praticantes (foto: Pixabay)

Já ouviu falar em meditação transcendental? Esta prática difere de outros tipos de meditação por não exigir alta concentração ou visualização.

Com os olhos fechados, os praticantes da meditação transcendental pensam repetidamente num mantra (palavra ou frase em sânscrito) por cerca de 20 minutos, duas vezes ao dia. Isto permite que a mente transcenda naturalmente, enquanto a mente e o corpo permanecem acordados, mas relaxados.

A maioria das pessoas consegue aprender a meditar dessa forma em alguns meses e os benefícios dessa prática regular podem incluir redução do estresse e da ansiedade.

Benefícios comprovados

Apesar dos praticantes acreditarem nos efeitos positivos da meditação transcendental, ainda não se tinha uma comprovação científica de seus supostos benefícios.

Agora, um estudo realizado pela Escola de Estudos Avançados IMT Lucca, na Itália, e publicado em janeiro no periódico científico Brain and Cognition, aponta para efeitos funcionais mensuráveis no cérebro de quem realiza essa prática.

Foram avaliados 34 pessoas: 19 tiveram que realizar duas sessões diárias de meditação transcendental por 20 minutos durante três meses (uma sessão de manhã e outra à noite); enquanto os outros 15 voluntários continuaram com suas rotinas diárias habituais.

A cantora Manu Gavassi (esq.) continua praticando meditação transcendental mesmo dentro do confinamento do Big Brother Brasil 20 (Foto: TV Globo/Reprodução)

Avaliando os efeitos

No início do estudo, os pesquisadores usaram questionários psicométricos para medir quão bem cada participante poderia lidar com situações de estresse.

Todos os voluntários também foram submetidos a um teste de ressonância magnética funcional para avaliar a atividade cerebral e a conectividade funcional entre várias áreas do cérebro.

No final dos três meses, cada participante foi submetido novamente a outro teste de ressonância magnética e ao questionário.

Os resultados apontam que os voluntários que praticavam diariamente a meditação transcendental perceberam uma redução nos níveis de estresse e ansiedade.

“O grupo de meditadores relatou uma redução nos dados psicométricos referentes à percepção de depressão, ansiedade e estresse em oposição à resiliência e habilidades sociais”, afirmam os cientistas italianos no artigo publicado em janeiro.

Os exames de ressonância magnética também mostraram “que a redução dos níveis de ansiedade está associada a alterações específicas na conectividade entre diferentes áreas cerebrais, como precuneus, lobo parietal esquerdo e ínsula, que desempenham um papel importante na modulação das emoções e de estados internos”, conforme afirma a pesquisadora Giulia Avvenuti, no mesmo texto.

Esses efeitos positivos não foram identificados no grupo de controle, que não praticou a meditação transcendental.

Abaixo, um vídeo do canal Atma Zen, no YouTube, com o instrutor Kléber Tani falando sobre essa prática:

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