Siga-nos

Saúde e Bem-Estar

Derrame como o da mãe Cristiano Ronaldo ocorre em 85% dos casos no Brasil

Também chamado de isquemia, problema ocorre em artérias do cérebro e demanda atendimento médico urgente para evitar sequelas graves

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo isquêmico é a principal causa de mortes e invalidez no Brasil
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo isquêmico é a principal causa de mortes e invalidez no Brasil (Foto: Pixabay)

Na madrugada de terça (3), Dolores Aveiro, mãe do jogador português Cristiano Ronaldo, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo isquêmico.

Segundo a rádio 88.8 JM, da Ilha da Madeira, território de Portugal onde vive a mãe do craque da Juventus, Dolores foi prontamente atendida num hospital da cidade de Funchal e seu estado inspira cuidados.

Essa condição é considerada muito grave. Dados do Ministério da Saúde apontam que a isquemia ou derrame corresponde a 85% dos casos de AVC no Brasil, sendo a principal causal de morte e invalidez.

A cada 6 segundos uma pessoa no mundo morre decorrente de um AVC, que é raro em crianças, mas afeta tanto jovens quanto idosos.

Entenda o AVC isquêmico

Um AVC isquêmico, ou derrame, é causado pela falta de sangue em determinada região do cérebro devido à obstrução de uma artéria.

“Quando não mata, o AVC isquêmico deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala”, informa trecho de um texto publicado no site do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Segundo a instituição, assim que surgem os sintomas é preciso ser encaminhado para um hospital urgentemente já que a falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte de neurônios em poucas horas.

Dolores Aveiro, mãe do craque Cristiano Ronaldo, sofreu um AVC isquêmico na última terça, dia 3 de março, e está internada num hospital da ilha da Madeira (foto: Instagram/Cristiano Ronaldo/Reprodução)

Principais causas de AVC

Como é sabido, o principal fator de risco para o Acidente Vascular Cerebral é o cigarro. Além dele, hábitos alimentares ruins, que levam ao aumento do colesterol e do triglicérides, também contribuem para o grave problema de saúde.

“Sedentarismo e doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e arritmias cardíacas são fatores de risco. Pessoas com pressão alta têm quatro a seis vezes mais chances de terem um episódio de AVC. Isso acontece por conta do enrijecimento dos vasos e aterosclerose, comuns em hipertensos, que pode levar à obstrução arterial”, esclarece o hospital Albert Einstein sem eu site.

Fique atento aos sintomas

  • Normalmente o AVC isquêmico traz os seguintes sintomas:
  • Fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo
  • Dificuldade para falar, engolir, andar e enxergar
  • Tontura
  • Perda da força da musculatura do rosto (boca torta)
  • Dor de cabeça intensa
  • Perda da coordenação motora

Os sinais surgem de repente e podem ser únicos ou combinados.

Como mostra o hospital paulista, para a desobstrução das artérias cerebrais o paciente recebe medicamento do tipo trombolítico, ou seja, que dissolve o coágulo e normaliza o fluxo sanguíneo.

“Existem cateteres que podem realizar a desobstrução da artéria sugando ou retirando o trombo ou coágulo de dentro do vaso. Nestes casos, chamados de terapia combinada, o medicamento pode ou não ser utilizado”, afirma o texto do Albert Einstein.

De qualquer forma, quanto menor o tempo entre o aparecimento dos primeiros sintomas e o tratamento, maiores as chances de recuperação.

Prevenção do AVC

  • Além de não fumar e manter hábitos saudáveis, com atividades físicas regulares, a prevenção do Acidente Vascular Cerebral demanda:
  • Controle da pressão arterial (deve ser menor que 12×8 mmHg)
  • Diabéticos devem controlar os níveis de glicose no sangue
  • Evitar o aumento do colesterol
  • Cardiopatas devem fazer acompanhamento médico regular
Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter