Siga-nos

Saúde e Bem-Estar

Coma estes 4 alimentos ricos em zinco e fortaleça seu sistema imunológico

Ostra, carne vermelha, feijão e semente de abóbora ajudam o sistema imune a combater infecções, incluindo a Covid-19

Carne vermelha, especialmente a bovina, é rica em zinco, nutriente que ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra patógenos como o coronavírus
Carne vermelha, especialmente a bovina, é rica em zinco, nutriente que ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra patógenos como o coronavírus (Foto: Pixabay)

Manter a saúde em dia durante a quarentena é fator chave para impedir o avanço da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Além de manter a caixa de remédios abastecida, é preciso que a cozinha também possua alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Um dos principais nutrientes que fortalecem o sistema imune é o zinco e, como nosso corpo não o produz naturalmente, deve ser adquirido por meio das refeições.

Por que zinco?

O zinco é um metal que favorece o funcionamento adequado do sistema imunológico ativando os linfócitos T (também conhecidos como células T), que ajudam o corpo atacando os micro-organismos invasores.

Além disso, é um nutriente com efeito antioxidante, possibilitando a estabilização dos radicais livres, o que deixa as células mais fortes.

Embora o zinco não trate a Covid-19, a ingestão desse nutriente ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que permite uma resposta mais rápida e eficaz contra doenças.

A nutricionista britânica Jessica Cording, consultada pelo portal Mind Body Green, especializado em nutrição saudável, selecionou os quatro principais alimentos ricos em zinco – em último caso, especialmente na quarentena, ela recomenda o uso de suplementos.

(Foto: Pixabay)

Ostras

Apenas 100 g desse fruto do mar fornecem seis vezes a quantidade diária recomendada para adultos, segundo o Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido.

Como jantar fora não é uma opção atualmente e ostras frescas podem ser difíceis de encontrar, Jessica Cording afirma que as opções enlatadas são igualmente benéficas.

“Elas são deliciosas na salada; como molho de macarrão; ou acrescidas às sopas”, diz a especialista, citada pelo site.

(Foto: Pixabay)

Carne vermelha (especialmente a bovina)

Atenção carnívoros convictos! A carne vermelha, em especial a bovina, é a segunda maior fontes de zinco, de acordo com a nutricionista.

Outras carnes, como cordeiro e porco, também fornecem uma boa quantidade desse nutriente, mas não tanto, conforme Jessica.

“De fato, um hambúrguer grelhado contém 48% da ingestão diária recomendada de zinco, enquanto uma costeleta de porco contém apenas 26%”, comenta a especialista britânica.

(Foto: Pixabay)

Feijão

Os grãos, como feijão e grão de bico, trazem inúmeros benefícios para nossa saúde, podendo ser uma ótima opção para vegetarianos e veganos.

Como revela a nutricionista ao Mind Body Green, a ingestão de apenas meia xícara de feijão cozido pode fornecer até 26% da necessidade diária de zinco, o que equivale ao consumo de carne de porco.

(Foto: Pixabay)

Sementes de abóbora

Embora muitas sementes sejam ricas em zinco (como cânhamo, chia, linho e girassol), Jessica Cording recomenda principalmente o consumo de sementes de abóbora.

A ingestão de 100 g de sementes de abóbora (cerca de 85 sementes) fornece 19% da dose diária recomendada do importante metal.

Além desse nutriente, as sementes de abóbora também fornecem 18% do magnésio necessário diariamente, o que ajuda no sono e, consequentemente, fortalece o sistema imunológico.

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Água corrente é a melhor forma de limpar frutas, verduras e legumes, de acordo com cientistas Água corrente é a melhor forma de limpar frutas, verduras e legumes, de acordo com cientistas

Lavar frutas, legumes e verduras com água e sabão elimina o coronavírus?

Saúde e Bem-Estar

O suco feito com as folhas do espinafre é rico em nutrientes, especialmente antioxidantes, e faz muito bem para nosso organismo O suco feito com as folhas do espinafre é rico em nutrientes, especialmente antioxidantes, e faz muito bem para nosso organismo

5 benefícios do suco de espinafre

Saúde e Bem-Estar

O novo coronavírus não pode ser transmitido por encomendas originárias da China, como acreditam algumas pessoas O novo coronavírus não pode ser transmitido por encomendas originárias da China, como acreditam algumas pessoas

20 mitos relacionados à Covid-19

Saúde e Bem-Estar

Pacientes com o novo coronavírus que não apresentem febre, tosse ou falta de ar podem ter perda de olfato ou paladar Pacientes com o novo coronavírus que não apresentem febre, tosse ou falta de ar podem ter perda de olfato ou paladar

Perda de olfato e paladar também pode ser sinal da Covid-19

Saúde e Bem-Estar

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter