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Saúde e Bem-Estar

5 benefícios do suco de espinafre

A bebida feita dessa verdura de folhas verdes escuras pode ajudar até a reduzir a progressão do câncer

O suco feito com as folhas do espinafre é rico em nutrientes, especialmente antioxidantes, e faz muito bem para nosso organismo
O suco feito com as folhas do espinafre é rico em nutrientes, especialmente antioxidantes, e faz muito bem para nosso organismo (Foto: Pexels)

Quem já assistiu aos desenhos animados do marinheiro Popeye com certeza conhece o espinafre.

Essa verdura de cor verde escura era usada pelo famoso personagem criado por E. C. Segar em 1929 como uma espécie de elixir que dá força sobre-humana.

Além de incentivar as crianças a comerem espinafre, o desenho reflete de certa forma as propriedades nutricionais desse alimento, que é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Seja como acompanhamento na refeição ou parte da salada, uma outra forma popular de consumo de espinafre fresco é por meio do suco feito com suas folhas.

Quem revela cinco benefícios da ingestão de suco de espinafre é a nutricionista e blogueira americana Rachel Link, em artigo publicado no dia 27 de março no site Healthline, especializado em saúde.

Rico em antioxidantes

“Beber suco de espinafre é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de antioxidantes”, diz a especialista.

Ela lembra que os antioxidantes neutralizam as moléculas instáveis chamadas radicais livres, protegendo contra o estresse oxidativo e doenças crônicas.

“Em particular, o espinafre é uma boa fonte dos antioxidantes luteína, betacaroteno, ácido cumárico, violaxantina e ácido ferúlico”, completa a nutricionista.

Pode melhorar a saúde dos olhos

Rachel Link explica que, por ser rico em luteína e zeaxantina, o suco natural de espinafre beneficia a saúde dos olhos.

“Algumas pesquisas sugerem que esses compostos ajudam a proteger contra a degeneração macular relacionada à idade, uma condição comum que pode causar perda progressiva da visão”, afirma a americana.

Além disso, o suco de espinafre é rico em vitamina A, que também é necessário para a saúde ocular. “Uma deficiência dessa vitamina pode causar olhos secos e cegueira noturna”.

Uma bebida feita com 120 g (quatro xícaras) de espinafre cru, geralmente, possui cerca de 63% da dose diária recomendada de vitamina A, informa a especialista.

Pode reduzir o crescimento de células cancerosas

“Embora sejam necessárias mais pesquisas em humanos, alguns estudos sugerem que certos compostos do espinafre podem ajudar a combater o crescimento de células cancerosas”, diz Rachel.

Um relatório divulgado em 2018 pelo Instituto Americano de Pesquisa do Câncer (American Institute for Cancer Research) revela que após duas semanas de consumo de suco de espinafre, as cobaias apresentaram redução no volume de tumores no cólon em 56%.

Além disso, o monogalactosil-diacilglicerol, ácido graxo presente no espinafre, potencializou os efeitos da radioterapia no combate às células cancerosas do pâncreas.

“Estudos em humanos indicam que comer mais verduras reduz o risco de câncer de pulmão, próstata, mama e colorretal. No entanto, eles focaram na ingestão de folhas verdes em vez de suco de espinafre. Assim, são necessários estudos adicionais”, orienta a nutricionista americana.

Aprenda a congelar essa nutritiva verdura por meio do vídeo do canal Marisa de Athayde, do YouTube:

Está ligado à redução da pressão arterial

O suco de espinafre é rico em nitratos, um tipo de composto que pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos, levando a uma possível diminuição da pressão arterial e ao aumento do fluxo sanguíneo.

“Um estudo de sete dias realizado com 27 voluntários constatou que o consumo diário de sopa de espinafre é capaz de reduzir a pressão sanguínea e a rigidez arterial, em comparação com um grupo controle”, afirma Rachel Link.

Ela esclarece que 240 ml (uma xícara) de suco de espinafre contém mais de 14% da necessidade diária de potássio, um mineral envolvido na regulação da pressão arterial e no controle da quantidade de sódio excretado pela urina.

Cabelos e pele mais saudáveis

Por ser uma ótima fonte de vitamina A, o suco de espinafre ajuda a regular a produção de células da pele e de muco que nos proteger de infecções.

Além disso, segundo a nutricionista, uma xícara (240 ml) de suco de espinafre contém cerca de 38% da dose diária de vitamina C, que funciona como antioxidante.

“Estudos mostram que a vitamina C protege a pele contra estresse oxidativo e inflamação, que podem acelerar os sinais do envelhecimento. Além disso, ajuda a sintetizar o colágeno, uma proteína do tecido conjuntivo que promove a cicatrização de feridas e a elasticidade da pele”.

Potenciais efeitos colaterais

Embora a verdura que dava força para Popeye esteja associada a benefícios para nosso organismo, existem efeitos colaterais que devem ser levados em conta, de acordo com a especialista.

Primeiramente, ao ser triturado em forma de suco, o espinafre perde a maior parte de suas fibras, reduzindo algumas de suas qualidades benéficas.

“Estudos mostram que a fibra pode ajudar a melhorar o controle de açúcar no sangue; a perda de peso; a pressão arterial; e os níveis de colesterol. Também pode proteger contra vários distúrbios digestivos, incluindo hemorroidas, constipação, refluxo ácido e diverticulite”, explica Rachel.

O espinafre é rico em vitamina K, que se for ingerida em grandes quantidades, pode interferir nos medicamentos anticoagulantes, como a varfarina.

“Se você estiver tomando anticoagulantes, consulte um profissional de saúde antes de adicionar suco de espinafre à sua rotina diária”, alerta a americana.

Vale lembrar que essa bebida não deve ser usada como substituta de refeições, pois não possui outros nutrientes necessários para se manter uma dieta equilibrada.

“Em vez disso, você deve ingeri-la como complemento da dieta saudável, ou seja, junto a uma variedade de frutas e legumes integrais”.

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