Siga-nos

Música

Gilberto “deus” Gil faz 78 anos; o Brasil respira

Com Gil, os brasis que resistem respiram porque acreditam e a “fé não costuma faiá”

Gil canta Andar com Fé para celebrar o aniversário (Foto: Reprodução/YouTube)

Gilberto Gil é deus. Quem sugeriu essa verdade foi Caetano Veloso. Ao ser perguntado se acreditava em Deus, Caetano respondeu “Eu não acredito em Deus, mas Gil acredita e eu acredito nele”. Acreditamos em Gil, que hoje comemora 78 anos e faz o Brasil respirar.

Foi ao lado de Caetano que Gil, em 1967, tomou o Festival da Música da Record. Caetano, com “Alegria, Alegria”. Gil, com “Domingo no Parque”. Está nela toda a força lírica de “Seu Gilberto”.

O desenlace entre o “rei da confusão” e o “rei da brincadeira”. O giro entre a rosa e o sorvete, vermelhos. A faca na mão. Como alguém pode construir essa narrativa trágica e romântica no parque na Boca do Rio?

Alguém que pode escrever Drão, a mais bela canção de término da música brasileira. “Drão, o amor da gente é como um grão, uma semente de ilusão. Tem que morrer pra germinar”. E germinou em tantos amores, filhas e filhos, netas, netos e bisneta. É para a filha mais velha, Nara, a letra de “Toda Menina Baiana”.

Gil é a força da denúncia de Haiti, parceria com Caetano. É o pedido de renovação em Tempo Rei. “Tempo Rei, transformai as velhas formas do viver”, pedimos todos. É a festa de Realce: “O que a gente pode, pode. O que a gente não pode, explodirá”.

É ainda a promessa que a história não se acaba. “Basta ver que um povo derruba um czar. Derruba de novo quem pôs no lugar”. Esses são versos dele em O Fim da História. Com Gil, a gente tem certeza que outros brasis são possíveis. Com ele, a gente anda com fé. E a fé não costuma faiá.

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter