Siga-nos

Música

Bob Marley: 7 fatos sobre o ícone do reggae

Em 2020, Bob Marley completaria 75 anos se estivesse vivo. O Ultrapop relembra sete fatos sobre a vida do cantor.

Bob Marley morreu em 1981, mas o seu legado para música, moda e política é atemporal.

Nascia em 6 de fevereiro de 1945 em Nine Mile, na Jamaica, Robert Nesta Marley. Filho de Norval Sinclair e da cantora Cedella Malcom, a música sempre foi parte da vida do garoto que em 1963 formou sua primeira banda. Com o Bob Marley and the Wailers nascia Bob Marley, o ícone do reggae, famoso por seu estilo vocal e de composição suave e distinto, combinando elementos do ska e rocksteady.

Mesmo quase 40 anos após a sua morte, o legado de Marley se vê na música, na política e na moda. Bob Marley foi um difusor da cultura jamaicana que morreu cedo, aos 36 anos, vítima de um câncer de pele – o melanoma maligno. Para homenagear o intérprete de ‘I Shot the Sherrif’, ‘One Love’, e ‘Get Up Stand Up’, que completaria 75 anos se estivesse vivo, o Ultrapop reuniu sete fatos sobre a vida de Bob Marley.

‘Exodus’: melhor álbum do século 20, e um dos melhores da história

(Reprodução: Vinyl Records Gallery)

Lançado em 1977, ‘Exodus’ foi eleito pela revista Time em 1999 como o melhor álbum do século 20. Em 2001, a revista Rolling Stone listou o disco na posição 169º dos 500 melhores álbuns da história. Disco de ouro nos EUA, Reino Unido e Canadá, ‘Exodus’ impulsionou Bob Marley no cenário internacional. A tracklist inclui sucessos como ‘One Love/People Get Ready’ e ‘Three Little Birds’, frequentemente chamada de ‘Don’t Worry About a Thing’ ou “Every Little Thing is Gonna Be Alright’.

Bob Marley nunca ganhou um Grammy. A família Marley, sim

Ziggy Marley venceu o Grammy oito vezes (Reprodução/Grammy)

Mesmo sendo um dos artistas que mais vendeu discos na história da música, Bob Marley nunca ganhou um Grammy. O cantor recebeu, entretanto, o prêmio póstumo do Grammy em 2001 pelo conjunto da Obra. Seus filhos, por outro lado, gravaram o nome da família Marley na história da premiação. Ziggy Marley e Stephen Marley ganharam o gramofone dourado oito vezes cada. Seu outro filho, Damian Marley, venceu quatro vezes.

A quinta celebridade falecida que mais faturou em 2019

(Reprodução/All That’s Interesting)

Em lista divulgada pela Forbes, Bob Marley ficou em quinto lugar entre as 13 celebridades já falecidas que mais faturaram no ano passado. Com um faturamento de US$ 20 milhões (R$ 84,5 milhões), o cantor foi superado apenas por Arnold Palmer (lenda do golfe), Charles Schulz (criador da franquia Peanuts), os cantores Elvis Presley e Michael Jackson.

Adepto do Rastafári

(Reprodução/All That’s Interesting)

No fim da década de 60, Bob Marley uniu-se ao movimento Rastafári. Surgido na Jamaica durante os anos 30, o Rastafári ou Rastafarianismo, proclama o último imperador da Etiópia, Haile Selassie, como a segunda vinda do Messias bíblico. Segundo o movimento, a Terra Prometida está na Etiópia e o novo negro é a Tribo de Israel. Parte considerável do trabalho do cantor aborda as crenças Rastafári, incluindo as músicas ‘Exodus’, ‘Positive Vibration’, ‘Forever Loving Jah’ e ‘Redemption Song’.

Bob Marley quase foi assassinado

Bob Marley e sua esposa, Rita (Reprodução/Caribbean News)

A política foi uma constante na carreira de Bob Marley, com letras refletindo a situação social, politica e econômica da Jamaica. Este, entre outros aspectos, tornou o cantor num ícone, e também gerou um episódio inesperado.

Em 1976, Bob Marley e sua esposa, Rita Marley, foram vítimas de uma tentativa de assassinato dois dias antes do Smile Jamaica. O concerto, organizado pelo cantor, visava diminuir as tensões políticas as quais o país enfrentava na época. Apesar dos ferimentos que sofreu, Bob Marley se apresentou normalmente. O episódio foi relatado no livro ‘A Brief History of Seven Killings’, escrito por Marlon James e lançado em 2014.

Pai de uma grande família

Em 2016 os filhos do cantor posaram para primeira foto tirada em mais de dez anos (Reprodução/ GQ)

Bob Marley teve 11 filhos reconhecidos, de sete diferentes mulheres. Entre os mais conhecidos estão David “Ziggy” Marley e Stephen Marley, os quais seguiram a carreira musical. Cedella Marley, além de empresária, já escreveu seis livros. Rohan Marley é ex-jogador de futebol americano, e já foi casado com a cantora Lauryn Hill.

Recorde de vendas e novo clipe

Estima-se que Bob Marley já vendeu mais de 75 milhões de cópias, tornando-o num dos artistas mais lucrativos de todos os tempos. Para celebrar os 75 anos do cantor que mesmo após a morte, está mais vivo que nunca, os artistas franceses Octave Marsal e Theo De Gueltzl criaram um novo clipe para ‘Redemption Song’. A música é parte do álbum ‘Uprising’, lançado em 1980, o último gravado por Bob Marley. O novo clipe traz quase três mil desenhos originais, ilustrando a mensagem de emancipação da letra.

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Julies lança single ‘Bela’ e promove feat com ‘hit maker’ Deko

Música

‘É desse jeito’: Planta & Raiz e Rappin’ Hood reeditam parceria após 14 anos com single na quarentena

Música

Gabriel Elias produz novo álbum na quarentena e lança single ‘Pensamentos Soltos’

Música

Músicas para relaxar: Julies lança clipe de single ‘Fumaça’

Música

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter