O cantor (e rei do Brasil) Zeca pagodinho comemorou 61 anos na última terça-feira (4). Mas se engana quem limita Jessé Gomes da Silva Filho a um cantor e compositor. Sua vida e obra podem ser encaradas como uma filosofia de vida tão complexa quanto Hegel, Kant e Maquiavel.
É esse o tema da lista do Ultra POP:
1 – Deixar a vida te levar pode te tornar refém dos apetites
Aqui está um ponto bastante polêmico da ética Zecapadodiana. De acordo com Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu no Livro “A filosofia explica grandes questões da humanidade” o homem que deixar a vida levá-lo “viverá determinado pela própria natureza, será escravo de seus apetites. Para ser livre, ter boa vontade, considerar o outro e buscar o universal, é preciso remar contra a corrente, ir na contramão, estar, todo o tempo, focado no respeito ao dever”.
O cientista político Nicolau Maquiavel também não concordaria com esse modo de vida de Zeca. Sempre pregando a prudência ao governante, teria horror a entregar suas decisões à vida.
2 – Puxe a orelha do amigo vacilão
Ele também tem aquele amigo que só vacila com a mulher. Mas Zeca não passa pano, ao contrário, dá sermão no cara que tinha a esposa perfeita e fazia tudo pra ele em casa, mas resolve armar um salseiro no bairro e, no final, fica sozinho. Em resumo: bem feito!
3 – Se desconstrua com o tempo
Todos já tivemos o nosso período ou tomamos atitudes de boy lixo, não é mesmo? Nosso filósofo também não está imune a isso. Mas deu a volta por cima, se reinventou e agora não perde mais uma noite à toa (só de vez em quando).
4 – Faça festas para animar as amigas
Hospital é sempre um lugar ruim de se estar, tanto para o paciente, quanto para os amigos. Mas sempre dá pra deixar o clima melhor. Junte uma galera, umas cervejas e um violão e a festa está feita
5 – Seja solidário
Nem tudo é glamour na vida do nosso herói. Quando a coisa fica feia na cidade onde você vive há mais de 20 anos, não fuja da responsabilidade. Pega o seu quadriciclo e mãos à obra.
6 – Ame os animais
A vida fica muito mais feliz com um animal de estimação. E se você está num shopping bêbado, por que não levar um cachorro pra casa? Não satisfeito ele ainda presenteia o pessoal com cãezinhos para distribuir alegria por aí.

7 – Seja gado demais às vezes. Faz bem
Você acha que só por causa da fama vai se dar bem em todo o relacionamento que tiver? Está redondamente enganado. Quem nunca viu aquela pessoa especial e pensou “agora vai” e não foi? Aí é a hora de curtir uma dor sozinho ou sozinha e tocar o barco…
8 – Trabalhe duro para sextar dignamente
Aqui, como um coach, Zeca nos dá uma grande lição que deveria estar naquelas imagens com um fundo de paisagem e um texto entre aspas. “Se eu quiser fumar eu fumo, se eu quiser beber eu bebo”. Só não vá dirigir depois…
9 – Fortaleça o comércio local
Nada melhor do que dar uma volta no seu bairro e poder fazer as compras no açougue, na padaria, na quitanda e, no final, jogar uma conversa fora com o jornaleiro e fazer aquela fezinha no bicho que você sonhou na noite anterior.

10 – Saiba a diferença entre pagode, samba e partido alto
Por último e não menos importante, talvez a lição mais difícil de todas. Quem acha que ler Hegel é complicado não sabe a dificuldade que é explicar a diferença entre samba, pagode e partido alto. Com uma habilidade, poder de síntese e objetividade ímpar, Zeca nos esclarece esse grande mistério da vida. Ou não.
