Ameaça, demissão, conversa, acerto: o caso Leo Dias-UOL em menos de 24h

Após vídeos nas redes sociais acusando Anitta de praticar “candomblé do mal” e ameaçar processar site Universa, o colunista foi demitido do portal

Foto: Divulgação/SBT

O jornalista Leo Dias está fora do portal UOL. O Ultra POP apurou que o colunista foi demitido por causa das postagens no Instagram em reação a uma matéria do site Universa, que pertence ao próprio portal e questionava uma afirmação dele a respeito de “candomblé do mal” e o chamava de “intolerante religioso”.

A matéria do Universa foi publicada depois que Leo, mais uma vez, usou as redes sociais para criticar Anitta, insinuando que a cantora era adepta de uma versão “ruim” da religião de matiz africana.

No vídeo, o jornalista disse: “Queria ressaltar o meu respeito máximo, profundo, que todo mundo que é dessa religião sabe que eu tenho. Já falei isso com a Juliana Paes, com a Tia Má, meu respeito máximo pelo candomblé do bem. Que faz o bem. Não o que usa o caminho do mal. Esse eu não concordo, eu não admito. E até hoje, sinceramente eu não conheço um candomblé vegano. Desejo sorte e sucesso a senhora Anitta.”

A resposta à fala de Leo Dias foi a matéria do Universa que questionava a expressão “candomblé do mal” e explicava por que se tratava de uma ofensa a Anitta. Na reportagem, exemplos de críticas nas redes sociais vieram. O primeiro deles foi de Felipe Neto, recém-desafeto de Leo Dias, sobre quem o jornalista havia escrito uma crítica há algumas semanas.

Felipe chegou a oferecer R$ 10 mil para quem apresentasse um ser humano vítima do “candomblé do mal”.

Leo Dias ameaçou processar o Universa e disse que não foi consultado para dar sua versão dos fatos. O agora ex-colunista defendeu sua posição dizendo que familiares que são do candomblé e afirmaram que há o lado ruim da religião.

Na tarde desta quinta-feira (21), Leo afirmou no Twitter que estava deixando o UOL — não que fora demitido — e que, em breve, daria informações sobre o futuro de sua carreira.

As referências à coluna de Leo Dias no UOL já foram retiradas das principais páginas do portal. Procurada pelo Ultra POP, a assessoria de imprensa do UOL não se manifestou até o fechamento desta nota. Leo Dias não foi encontrado.

Veio a noite, e tudo mudou

A demissão, que parecia consumada pela direção do UOL, acabou sendo revista. O Ultra POP soube que Leo pediu uma reunião com o portal para tentar rever a decisão. Em um primeiro indicativo de que a situação havia sido contornada, o jornalista usou as redes sociais para provocar Leon Abravanel, sobrinho de Silvio Santos, que ocupa o cargo de diretor no SBT.

A postagem no Twitter, que mencionava a saída do UOL, foi apagada. No Instagram, Leo Dias também apagou os stories que ameaçava processar o site Universa.

Clique para comentar