Siga-nos

Esportes

Os maiores atletas de todos os tempos…que você provavelmente nunca ouviu falar

Tom Brady é o maior atleta de todos os tempos? Provavelmente não, mas a lista de hoje serve para reconhecer grandes nomes do esporte que não são valorizados

Você já ouviu falar em Aleksandr Karelin? (Foto: Reprodução)

O triunfo de Tom Brady com o Tampa Bay Buccaneers no Super Bowl aumentou os ânimos da mídia e dos fãs americanos, que já classificam o quarterback como o maior atleta de todos os tempos por conta dos sete títulos na NFL.

A afirmação equivocada abriu precedentes para as discussões de como os americanos enxergam os esportes apenas pelo próprio umbigo, subestimando o futebol, por exemplo, modalidade mais praticada do mundo, mas que cai no leiguismo estadunidense.

Na lista de hoje, o ULTRA POP selecionou cinco atletas que são os maiores de todos os tempos, mas que os americanos e provavelmente você jamais ouviu falar.

Aleksandr Karelin

A lista não poderia deixar de começar com “O Experimento”. Em sua carreira na luta greco-romana na categoria até 130kg, Aleksandr Karelin fez história. Tricampeão olímpico em 1988, 1992 e 1996, eneacampeão mundial e doze vezes campeão europeu.

Karelin perdeu apenas DUAS lutas das mais de 700 que fez na carreira. No campeonato soviético, em 1987, e também na final olímpica de 2000, quando foi surpreendido por Rulon Gardner. É um dos atletas russos mais impressionantes de todos os tempos.

Emil Zátopek

Resultado de imagem para emil zatopek
Emil Zátopek, a “Locomotiva Tchéquia” (Foto: R

Quem é fã de atletismo sempre valoriza a “Locomotiva Tchéquia” Emil Zátopek. O corredor já era bastante conhecido pela vitória nos 10.000m nos jogos de Londres, em 1948, mas fez história mesmo nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952.

Venceu nos 5.000m e nos 10.000m, mas o mais impressionante foi quando decidiu correr a maratona olímpica pela primeira vez na vida. Não só ganhou como também quebrou o recorde dos jogos. Ainda é o único corredor da história a vencer as três provas de longa distância nas Olimpíadas.

George Orton

Paralisado ao sofrer uma queda aos 3 anos, George Orton não andou até os 10, e só recuperou toda a mobilidade das pernas aos 12. Mesmo assim, se tornou o primeiro canadense campeão olímpico ao vencer a prova dos 2.500m com barreiras nos jogos de Paris, em 1900.

A vitória também representou o primeiro triunfo de um deficiente físico nas Olimpíadas, já que tinha dificuldades de movimentar o braço e a mão direita. Orton foi um dos responsáveis por introduzir o hóquei no gelo na Philadelphia, virando um expoente da modalidade.

Jim Thorpe

Jim Thorpe foi um dos atletas mais versáteis de todos os tempos, e foi o primeiro nativo-americano a conquistar medalhas olímpicas, no decatlo e no pentatlo nos jogos de Estocolmo, em 1912.

Chegou a perder as medalhas quando o COI descobriu que o atleta foi pago para competir no beisebol, o que violava as regras do amadorismo das Olimpíadas na época, mas os títulos foram restaurados 30 anos depois de sua morte, em 1983.

Além do atletismo, foi running back na NFL e com grande destaque na década de 1920. inclusive eleito no All-Decade Team.

Yasuhiro Yamashita

Resultado de imagem para yasuhiro yamashita
Yasuhiro Yamashita e o histórico ouro olímpico de 1984 (Foto: IJF)

Apesar de apenas um título no judô olímpico, em 1984, Yasuhiro Yamashita marcou época no esporte. Também foi quatro vezes campeão mundial e encerrou a carreira com 203 vitórias consecutivas.

Vale lembrar que Yamashita não pôde participar dos jogos de Moscou, em 1980, pelo boicote japonês, mas a medalha nos jogos de Los Angeles, em 1984, foi marcante, já que sofreu uma lesão na panturrilha logo em seu primeiro embate, mas seguiu na competição e conquistou o ouro de forma histórica.

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter