Siga-nos

Esportes

Em votação quase unânime, donos aprovam plano e NBA retorna no final de julho

22 times disputarão o restante da temporada regular e os playoffs no Walt Disney World Resort

LeBron James, astro dos Lakers, deverá estar de volta as quadras a partir de 31 de julho
LeBron James, astro dos Lakers, deverá estar de volta as quadras a partir de 31 de julho

A NBA já tem data e planos definidos para voltar a ativa. Nesta quinta-feira, os donos das franquias participaram de uma votação e aprovaram por 29 a 1 o formato com 22 times para a o reinício da temporada, proposto pelo comitê da liga. Os jogos começam no dia 31 de julho e serão disputados no Walt Disney World Resort, em Orlando, Flórida.

De acordo com Adrian Wojnarowski, repórter da ESPN, o próximo passo agora é entrar em contato com a NBPA, a Associação de Jogadores da NBA, para informar os atletas dos detalhes de como será feito este processo. Nesta sexta-feira, inclusive, está marcada uma conferência entre o grupo e os executivos da liga para tratar do assunto.

Apesar de aprovado, o plano não agradou todas as franquias. Alguns donos não concordaram com o projeto, mas decidiram aprová-lo mesmo assim. O Portland Trail Blazers, embora seja uma das equipes que participará deste reinício da NBA, foi o único time que se mostrou inflexível e votou contra o projeto apresentado, informou o repórter Shams Charania.

Equipes participantes e cuidados contra a Covid-19

A proposta da NBA consiste em retomar a disputa da temporada regular com 22 times – os 16 que estariam garantidos aos playoffs atualmente, mais outras seis equipes que estavam a no máximo 6 jogos do oitavo classificado de cada conferência, quando as atividades da liga foram suspensas.

Destes seis times, apenas o Washington Wizards terá este direito na Conferência Leste. Portland Trail Blazers, New Orleans Pelicans, Sacramento Kings, San Antonio Spurs e Phoenix Suns serão os “representantes adicionais” do lado Oeste.

Todas as 22 equipes ficarão concentradas em um complexo da ESPN no Walt Disney World Resort, com os jogadores sendo submetidos a testes diários de Covid-19. Se eventualmente um atleta receber um diagnóstico positivo, ele será colocado em quarentena e receberá tratamento. A princípio, porém, as partidas seguirão acontecendo.

Formato de disputa e briga pelos playoffs

Na primeira fase, a que corresponde ao final da temporada regular, os times enfrentarão entre si, com cada um disputando oito partidas. Ao fim deste período, ainda poderá ser realizada uma espécie de repescagem, isso mediante um critério.

Se existir uma diferença menor de quatro jogos entre oitavo e nono colocados, eles então se enfrentarão para decidir quem vai aos playoffs. Neste duelo, se o oitavo colocado vencer a primeira partida, ele já estará classificado. Contudo, se o nono colocado sair na frente, aí a série se torna uma melhor de três jogos.

Porém, se ao final da temporada regular, a diferença entre os dois for maior que quatro vitórias, neste caso, não há repescagem e a equipe na oitava posição já estará na pós-temporada.

Para o mata-mata, a NBA manteve seu esquema tradicional: quatro rodadas com séries de 7 jogos cada. A data limite para esta temporada é 12 de outubro, quando será disputada a partida de número 7 da série final da NBA, caso necessária.

Ainda nesta quinta-feira, a NBA apresentou um calendário com outras datas importantes nos próximos meses:

– Treinamentos: 30 de junho;
– Viagem para Orlando: 7 de julho;
– Reinício da temporada 2019/2020: 31 de julho;
– Loteria do Draft: 25 de agosto;
– Free agency: 18 de outubro;
– Retorno aos treinos visando a temporada 2020/21: 10 de novembro
– Jogo de abertura da temporada 2020/21: 1º de dezembro.

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Além de ‘The Last Dance’: 5 documentários de basquete para assistir na quarentena

Cinema

‘The Last Dance’ e09 e e10: Pais, pizza e viver no presente

Esportes

‘The Last Dance’ e05 e e06: Seja como Mike (ou não)

Esportes

‘The Last Dance’ e01: aprenda a odiar os dirigentes do seu time

Esportes

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter