Dois dias após a Microsoft revelar as especificações técnicas do Xbox Series X, nesta quarta-feira (18) a Sony enfim revelou o aguardado PS5. Durante a transmissão, o arquiteto de sistemas Mark Cerny apresentou o design inusitado, e capacidade de hardware do console, encerrando as especulações sobre o que esperar do sucessor do PlayStation 4.
Com CPU 8x Zen 2 núcleos a 3,6 GHz, o PS5 terá uma GPU de 10.28 TFLOPS – ficando atrás dos 12 TFLOPS do Xbox Series X. O console terá 16 GB de memória, e armazenamento interno SSD de 825 GB, que permitirá expansão através de um slot SSD NVMe. Em outras palavras? Não será preciso ter um drive de armazenamento específico da Sony. A recomendação, entretanto, é de não comprar um SSD de imediato, pois existem outros critérios os quais precisarão ser atendidos.
A GPU, da AMD, tem capacidade para rodar os jogos do PS4, oficializando a presença da tecnologia de retrocompatibilidade, já presente no Xbox One. Segundo Cerny, o console dará suporte aos 100 títulos mais jogados do PS4, já no lançamento – ou pelo menos a maioria deles, já que “quase” todos estão preparados para rodar no PS5. No áudio, o destaque é o Tempest Engine, sistema 3D que promete som de alta qualidade e fidelidade.
O PlayStation 5 tem previsão de chegada ao mercado no final de 2020, embora não tenha data de desembarque no Brasil. A expectativa é de vermos o console da Sony nas prateleiras próximo ao Natal, aproveitando as vendas festivas. Confira, a seguir, a lista de especificações do console.
- CPU: 8x Zen 2 núcleos a 3,5 GHz (frequência variável);
- GPU: 10,28 TFLOPs, 36 UCs em 2,23GHz (frequência variável);
- Arquitetura GPU: RDNA 2 personalizado;
- Memória/Interface: 16 GB GDDR6 / 256 bits;
- Largura de banda de memória: 448GB / s;
- Armazenamento interno: SSD personalizado de 825 GB;
- Taxa de transferência de IO: 5.5GB / s (Raw), típico 8-9GB / s (compactado);
- Armazenamento expansível: slot SSD NVMe;
- Armazenamento externo: suporte para HDD USB;
- Drive óptico: unidade de Blu-ray 4K UHD.
