Siga-nos

Cinema

Crianças, uma mula, Adele, cocaína e futebol: o filme que merece sua torcida no Oscar

Nefta Football Club é um curta, falado em árabe e se passa na Tunísia e na Argélia. Te desinteressou? Então leia o título deste texto novamente, assista e passe a amá-lo.

O Oscar dura cerca de três horas – usualmente passa dessa marca, inclusive. Então, para quem encara a maratona, além dos intervalos alguns prêmios são utilizados para aquela ida ao banheiro, ou a preparação de um lanche na cozinha, ou, enfim, bater papo sobre qualquer outra coisa enquanto o desconhecido vencedor de Melhor Curta sobe ao palco para fazer um discurso que ninguém vai prestar atenção.

Porém… Para tudo há exceções. E não citei Melhor Curta acima por acaso. Em 2020, entre no aplicativo de entrega de comida em qualquer outro momento do show, mas não nessa categoria. Porque há um filme nela, de atraentes 17 minutos (dá para ver rapidinho), que merece sua torcida.

‘Nefta Football Club’.

Pode assistir que é de graça – e não é pirata.

O título deste texto dá um resumo justo do filme francês, mas que se passa na fronteira ente Tunísia e Argélia e é falado em árabe (o filme completo está no vídeo acima, de graça e sem pirataria! – mas se quiser legendas em português, dá para achar fazendo um esforcinho na internet). Os personagens principais são duas crianças, há uma mula com fone de ouvidos, a possibilidade de Adele (sim, a cantora) ajudar o mundo do tráfico de drogas na Argélia, um jogo de futebol e cocaína (ou sabão em pó?).

A junção de fatores tão diferentes dão o tom do filme – mas, por ser curto, é difícil dar dicas além dos tópicos citados, já que praticamente tudo é spoiler. Uma certeza: é impossível adivinhar o final do filme e ele te toca de tão engraçado e puro.

A atuação das crianças também é um primor, provando que há, sim, muita coisa boa além dos que atuam em Hollywood. É só rolar um esforço para ler legendas, já diria o diretor coreano Bon Joon-ho, de ‘Parasita’, ao vencer o Globo de Ouro, que muita coisa boa surge em seu horizonte.

Os meninos de ‘Nefta’ (e os diretores Yves Piat e Damien Megherbi) concorrem ao Oscar de Melhor Curta contra ‘Brotherhood’, ‘The Neighboors’ Window’, ‘Saria’ e ‘A Sister’. Todos são bons, nenhum é ‘Nefta’.

Assista, pegue carinho, não mude de canal na hora do prêmio e, depois, vá ouvir Adele com sua mula.

Assine nossa newsletter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

Publicidade
Trending Now
Publicidade

Relacionados

Joel Schumacher; Joel Schumacher;

Sem medo de experimentar, Joel Schumacher jamais sofreu com indiferença

Cinema

Ryan Murphy faz de ‘Hollywood’ sua melhor série sobre minorias desde ‘Glee’

TV

O Oscar de Renée Zellweger foi a vitória do talento e do amor próprio

Cinema

Quem seria Pyong Lee no filme ‘Parasita’?

Cinema

Publicidade
Assine nossa newsletter

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Connect
Assine nossa newsletter